PR1 - Rota do Marancinho [Percurso Efectuado]

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Este fim de semana tivemos a nossa primeira experiência pedestrianista. Viajamos até à linda cidade de Amarante localizada a cerca 50km do Porto, onde vivemos, com o objectivo de completar o nosso primeiro percurso pedestre com uma extensão de cerca de 6,1kms.

Acabamos por caminhar cerca de 8kms porque nos perdemos por duas vezes do trilho oficial devido a sinalização que nos pareceu um pouco ambigua, talvez por falta de experiência da nossa parte, mas no final isto acabou por dar um sentido de aventura muito maior a toda a experiência.

Foi fisicamente mais exaustivo do que eu estava a pensar inicialmente, principalmente os 2 últimos kilometros do percurso que tem várias descidas e subidas com um decline bastante acentuado. Demoramos cerca de 3 horas a completar todo o percurso mas poderiamos tê-lo feito mais rápido se não nos tivessemos perdido da rota, coisa que até nos obrigou a pedir direcções, de qualquer forma também não estavamos com grande pressa de terminar o percurso. Penso que a ideia do pedistranismo não é essa.

O caminho em si não é muito dificil de fazer, com a excepção dos 2 últimos kms que são um pouco dificeis para iniciantes como nós e requerem muito cuidado especialmente nas descidas e subidas a pique. No entanto, nunca nos podemos esquecer que estámos no meio do nada e que o descuido pode ser perigoso, o inicio de um fogo perto de nós, um pé mal colocado numa descida ou perda de balanço em certas partes do trilho pode ter resultados desastrosos portanto é sempre muito importante estar atento e ter cuidado. Não substimem a natureza. É bela e perigosa. Não recomendaria este trilho para um dia muito quente ou um dia de chuva, a não ser que já tenham alguma experiência ou procurem um desafio.

No final foi uma aventura fantástica que certamente iremos repetir no futuro.

Folheto oficial da PR1 - Rota do Marancinho.

Aqui ficam algumas fotos da nossa caminhada: