PR8 - Trilho da Chão

sábado, 1 de janeiro de 2000

Importante: Aconselhamos sempre a visitar o site oficial do percurso para informação possivelmente mais actualizada.

Descrição:
Este PR tem o seu inicio junto do edifício da SIRC- Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço.
Vamos fazer a descrição caminhando em direcção ao N, transpondo o viaduto “ponte seca” sobre o caminho de ferro, continuando entre o casario do lugar de Paçô, passando junto da capela de S. Sebastião, junto das gravuras rupestres da “Lage da Churra”, atingindo a ultima moradia da freguesia. Inicia-se então a subida para o alto da serra, em direcção E / NE através da velha calçada do “Caminho da Costa de Paçô”, em cujos lajedos se encontram gravados os rodados dos carros de bois.

Quando chegar ao estradão florestal em terra batida que vem de Afife, vire à direita e por ele continue subindo até alcançar um belo miradouro onde pode observar uma panorâmica sobre o mar e Vila Praia de Âncora, com o monte de Santa Tecla na Galiza lá no fundo á nossa frente.

Caracteristicas:
Nome: PR 8 - Trilho da Chão
Local: Serra de Santa Luzia - Carreço - Viana do Castelo
Tipo de percurso: Cultural, paisagístico / panorâmico
Distância: 18,9 Km.
Duração: 6 horas
Grau de dificuldade: Moderado
Pontos assinaláveis: Vértice geodésico 1ª categoria (550 m); Alto do Mior (Miradouro das Bandeiras); Planalto da Chão; Calçadas antigas
Marcação no terreno: Segundo as normas da FPC, cores amarela e vermelha
Nota importante: O PP desenrola-se inteiramente em caminhos da natureza do domínio público
Cartas militar: Folha 27 Escala 1/25.000

Mapa:

Perfil:

Mais informação sobre este percurso aqui.