PR3 - Caminhos do Sol Nascente

sábado, 1 de janeiro de 2000

Importante: Aconselhamos sempre a visitar o site oficial do percurso para informação possivelmente mais actualizada

Descrição:
Percurso com a marcação em devidas condições, mas com um problema da queda de uma ponte. Passados 900 metros da aldeia de Vila Cova, deixando a estrada de asfalto, aparece uma pequena ponte de arco, antes de entrar no caminho para Póvoa e Friães. Essa ponte sofreu um desmoronamento de terra e pedra, não oferecendo condições de segurança para ser atravessada. Até a situação estar resolvida, aconselhamos os pedestrianistas a seguirem mais alguns metros na estrada de asfalto, até um caminho onde devem virar à direita, indo ao encontro do mesmo caminho que os leva à aldeia da Póvoa.

O PR3 "Caminhos do Sol Nascente" é um percurso de pequena rota, com cerca de 13 kms, circular, com um pequeno ramal de acesso à Igreja Matriz de Moldes, onde se inicia.
Por ser circular pode ser iniciado em qualquer dos lugares por onde passa e em qualquer sentido, mas por a subida de Moldes para Bustelo ser mais suave é por aqui que faremos a sua descrição.

Caracteristicas:
Partida e Chegada: Igreja Matriz de Moldes
Âmbito: Desportivo, cultural, ambiental e paisagístico
Tipo de Percurso: De pequena rota, por caminhos rurais, tradicionais e de montanha
Distância a Percorrer: 13 kms em circuito
Duração do Percurso: Cerca de 5 horas
Nível de Dificuldade: Baixo/Médio
Desníveis: um desnível ascendente e um descendente, ambos moderados
Altitudes: Moldes (450m); Bustelo (625m); Espinheiro (730m); Estradão (877m); Fuste (570m); Póvoa (400m)
Época Aconselhada: Todo o ano, especialmente no Verão, sendo 70% do percurso feito à sombra