PR16 - Caminhada Exótica

sábado, 1 de janeiro de 2000

Importante: Aconselhamos sempre a visitar o site oficial do percurso para informação possivelmente mais actualizada

Descrição:
O itinerário tem início na aldeia do Merujal. Regresse à estrada de alcatrão e vire à direita na direcção de Albergaria da Serra. De seguida, opte pelo primeiro caminho de terra, à esquerda. Irá passar por um pinhal e por uma zona de matos baixos, por entre blocos de granito.

Ao descer, repare nas árvores exóticas que vai encontrando. Chegado ao ponto mais baixo do percurso (400m), e após atravessar a linha de água, irá deparar-se com um pinhal velho, com alguns eucaliptos, exemplares imponentes debaixo dos quais se observam castanheiros, freixos, carvalhos ou pinheiros e silvados. Continue em frente até encontrar um primeiro desvio à direita. Aí inicia-se a subida através de uma área de regeneração espontânea de vegetação, após um incêndio cujos vestígios ainda se fazem notar.

Caracteristicas:
Distância a percorrer: 9 km em circuito
Nível de Dificuldade: Baixo/Médio, requerendo alguma prática
Desníveis: Mediamente acentuados, com um grande ascendente e um grande descendente
Tipo de caminho: Estradão e caminho tradicional; inicialmente com pedras soltas Depois regular e sempre bem definido; na parte final algum asfalto